Sindicato defende medidas do governo do estado para retomar a economia

(Foto: Adonis Guerra)

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, se reuniu na quinta-feira, dia 25, com representantes da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, e da Secre­taria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.

“Defendemos medidas, a partir da estrutura do gover­no do Estado, que façam com que o setor industrial paulista seja um dos primeiros a se recuperar quando houver a retomada da economia. Re­ceamos que, sem as medidas de incentivo, possamos ser os últimos a sentir os efeitos da recuperação”, alertou Rafael.

A reunião foi um pedido dos Metalúrgicos do ABC ao secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, em encontro no dia 18 do mês. Na ocasião, o presidente do Sindicato defendeu todos os esforços para garantir a manutenção dos empregos.

Também participaram da discussão, a convite do Sindi­cato, os sindicatos de Osasco, São Paulo e Santo André.

“Apresentamos um diag­nóstico do comportamento do emprego e da perda de dinamismo na Região Me­tropolitana, que é um sinal que nos preocupa bastante”, afirmou.

O Sindicato propôs a cria­ção de um grupo de trabalho no âmbito da Secretaria de Estado e da Investe SP para discutir a Região Metro­politana de São Paulo, que engloba 39 municípios, e seu emprego industrial.

“Esperamos conseguir criar um processo de debate a fa­vor dos trabalhadores com o governo de São Paulo”, concluiu.

A Diretoria Executiva do Sindicato recebeu, dia 19, o ministro interino do Trabalho, Ronaldo Noguei­ra, para conversar sobre a crise no setor automotivo e propor medidas, entre elas a rediscussão do Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, e a ampliação da participação do Fundo de Amparo ao Tra­balhador, o FAT, nos acordos.

Da Redação