Sindicato dialoga sobre novo mundo do trabalho com jovens do Cursinho Comuna
Metalúrgicos do ABC são parceiros do projeto popular que é preparatório para o Enem
Na manhã do último dia 9, o diretor do Conselho da Executiva do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, garantiu o debate durante aula inaugural no Cursinho Comuna, em São Bernardo, sobre o novo mundo do trabalho com os jovens que participam da iniciativa para entrar em uma faculdade pública de qualidade.
“Tratamos de temas ligados ao novo mundo do trabalho, com as revoluções industriais e a digitalização, home office, sua regulamentação e o que muda nas relações do trabalho hoje”, contou o dirigente. “Precisamos mobilizar estes estudantes para que encarem os impactos das reformas Trabalhista e da Previdência, por exemplo”.
“A sociedade precisa se movimentar para reverter pontos dessas reformas. Uma delas prometia empregos e acabou deixando muitas pessoas desempregadas e sem direitos trabalhistas e a outra deixou a população sem condição nenhuma de se aposentar”, afirmou.
Bigodinho lembrou ainda que o Comuna é a oportunidade para que todos os inscritos tenham o mesmo conhecimento de alunos de redes particulares. “Também falamos sobre a formação e qualificação profissional, além da formação cidadã, para que estes jovens entendam a sociedade como um todo e que não fujam dos grandes desafios que devem enfrentar durante a vida”.
O Cursinho Comuna é popular, voltado a atender estudantes da rede pública com foco nos estudos preparatórios para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os Metalúrgicos do ABC são parceiros da iniciativa, que teve início em 2016 com o trabalhador na Volks, Bruno Fernando Braz da Silva. O material didático é disponibilizado pelo Cursinho da Poli.