Sindicato discute desenvolvimento do Parque Tecnológico de São Bermardo
(Foto: Adonis Guerra)
No primeiro evento oficial do Parque Tecnológico de São Bernardo, o vice-presidente do Sindicato e representante do Conselho de Administração do Parque, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a importância da articulação entre trabalhadores, universidades, poder público e empresários para o desenvolvimento da região.
“A diversidade de pessoas e instituições representadas no encontro é essencial, já que o desafio é exatamente o diálogo entre todos para consolidar o conhecimento e construir mais valor agregado no ABC”, defendeu. “É uma grande oportunidade para traçar os rumos da inovação, pesquisa e diversificação da economia”, continuou.
O workshop “Intercâmbios e formação de competências técnicas para a constituição e desenvolvimento do Parque Tecnológico de São Bernardo” foi realizado no dia 3, no Paço Municipal.
O secretário de Coordenação de Políticas Europeias de Desenvolvimento, Escola, Formação Profissional, Universidade, Pesquisa e Trabalho do governo da região de Emilia Romagna, Patrízio Bianchi, falou sobre a experiência de parques tecnológicos na Itália.
“Temos espaços para pesquisa, formação de pessoas e ambiente para desenvolver a inovação em torno das universidades. O desafio agora é transformar todos em um único grande parque”, explicou.
O professor esteve no ABC e participou de uma série de encontros para discutir a integração entre a educação profissional e as demandas do mercado de trabalho. Também assinou uma declaração com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, para cooperação e desenvolvimento.
De acordo com Aroaldo, o objetivo é consolidar a experiência da região para ampliar a sua competitividade. “Conhecemos outros parques para criar um centro de desenvolvimento com geração de empregos, maiores salários e qualificação profissional, além de atrair novas iniciativas interessadas em um ambiente favorável de inovação”, concluiu.
O Parque Tecnológico terá cinco eixos estratégicos de atuação, sendo eles setor automotivo, ferramentaria, indústria de defesa, design e petróleo e gás. A sede provisória do escritório fica no antigo colégio Salete, no Centro.
Da Redação