Sindicato discute indústria nacional, juventude, trabalho e economia solidária em Brasília
Agendas com diversos representantes do governo federal aconteceram dias 10 e 11
O vice-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, e o diretor executivo do Sindicato e presidente da IndustriALL-Brasil e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, estiveram em reuniões em Brasília na última semana.
Na terça-feira, dia 11, o encontro foi com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, para debater assuntos estratégicos da indústria nacional envolvendo os setores naval, bens de capital e aço com foco na reindustrialização.
Aroaldo explicou que, junto a IndustriALL-Brasil e a CNM-CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), os dirigentes vêm dialogando com representantes empresariais dessas três áreas.
“A ideia é a construção de um diálogo conjunto visando a retomada da indústria nacional. Agora, as conversas foram estendidas ao governo federal, que segue alinhado com os trabalhadores e priorizando os projetos que desenvolvam o emprego e a renda no Brasil, sem excluir ninguém dos debates”, explicou.
O secretário-geral da Confederação, Loricardo de Oliveira, também participou do encontro e disse que a categoria apresentou ao governo problemas que precisam ser solucionados frente à indústria.
“Nós estamos falando aqui de contratação coletiva, trabalho decente, afinal são locais de trabalho penosos dentro dessas áreas e com muita insalubridade. O encontro nos dá esperança da nossa participação na economia brasileira em uma indústria de futuro para a classe trabalhadora com emprego e renda decentes”, afirmou Loricardo.
Juventude
No mesmo dia, Aroaldo e Caramelo se reuniram com o secretário nacional da Juventude do governo federal, Ronald Sorriso, para discutir a organização de um simpósio sobre formação profissional no ABC. “O objetivo é entender o que a juventude está pensando e, para isso, estamos elaborando uma pesquisa para ser aplicada aos alunos do Ensino Médio na região para conhecer as expectativas deles e, assim, conciliar com a discussão do futuro da formação profissional”, ressaltou Aroaldo.
Trabalho
Na agenda da segunda-feira, dia 10, a reunião foi com o assessor especial de assuntos internacionais do Ministério do Trabalho, Valter Sanches, ex-diretor do Sindicato. “Debatemos sobre transição justa, geração e manutenção dos empregos com direitos”, destacou Aroaldo.
Economia solidária também foi pauta do dia dos Metalúrgico do ABC em Brasília com o secretário Nacional de Economia Popular e Solidária no Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto de Carvalho. O vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo reafirmou o compromisso da categoria sobre ações de uma transição justa da economia solidária e os desafios que o novo governo enfrenta sobre o tema neste momento.