Sindicato discute projeto de emprego apoiado com governo federal
Sindicato discute projeto de emprego apoiado com governo federal
O Sindicato discutiu a pauta de emprego apoiado para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho com os Ministérios do Trabalho e da Ciência, Tecnologia e Inovação, no dia 20, em Brasília.
Participaram o diretor executivo do Sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, e o coordenador da Comissão de Metalúrgicos do ABC com Deficiência e vice-presidente da Abea (Associação Brasileira de Emprego Apoiado), Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo.
No Ministério do Trabalho, os dirigentes trataram da necessidade de o emprego apoiado ser um projeto de lei federal. “É muito importante o governo receber o tema e se comprometer com o debate para transformação em políticas públicas, inclusive com a criação do Grupo de Trabalho e com a mobilização de diversos ministérios, mostrando que o tema é transversal”, destacou Aroaldo.
No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a reunião contou com a participação do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que encaminhou o projeto de lei de emprego apoiado quando deputado federal, que está em tramitação no Congresso Nacional.
“Um projeto nacional é importante para não paralisar as ações para as pessoas com deficiência, a exemplo do governo passado que só desmantelou direitos. A inclusão precisa acontecer em todo o país”, defendeu Cabelo.
Também foi discutida a aplicação da tecnologia assistiva para dar mais autonomia e qualidade de vida para as pessoas no mercado de trabalho e na sociedade.