Sindicato discute reindustrialização da América Latina

Os Metalúrgicos do ABC participaram do seminário regional sobre política industrial e reindustrialização da América Latina e do Caribe, organizado pela IndustriALL Global Union, de maneira virtual, no dia 30 de março.

O diretor executivo do Sindicato e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, explicou que será uma série de três debates sobre política industrial.

“A América Latina é uma das regiões do mundo que mais tem sofrido com a desindustrialização. Esses eventos servirão para traçar um diagnóstico do que está acontecendo nos países e mostrar as experiências de industrialização, principalmente com a participação dos trabalhadores”, destacou.

O dirigente afirmou que, com a pandemia, os países perceberam que não podem ficar reféns da manufatura de produtos industrializados de uma única região do mundo.

“Os países estão discutindo a nacionalização e como internalizar a produção, ao contrário do Brasil, que tem um governo que quer liberar importações e ficar ainda mais refém da produção de outros países”, alertou.

“A nossa maior possibilidade para organizar as cadeias de produção e de valor é dialogar com a América do Sul e a América Latina, por isso, essa iniciativa da IndustriALL Global Union conta com a nossa parceria para afunilar o debate em defesa dos empregos e do desenvolvimento”, contou.

Também participou pelo Sindicato o diretor administrativo, Wellington Messias Damasceno, que tratou sobre as intervenções dos trabalhadores na construção e na articulação de políticas públicas alternativas para a reindustrialização do Brasil e da América Latina, com geração de empregos e renda.