Sindicato dos Bancários de São Paulo completa 100 anos de lutas

Defesa dos direitos dos trabalhadores e da própria democracia marcaram o século

A diretoria dos Metalúrgicos do ABC parabeniza as companheiras e os companheiros bancários pelos 100 anos do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, completados no domingo, dia 16. Um século de lutas e conquistas na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores.

A atual presidenta do Sindicato dos Bancários, Ivone Silva, ressaltou que a convenção coletiva e todos os direitos nela incluídos são resultado de muita mobilização e não de “bondade” dos bancos. “Nosso desafio é contar a história da luta por direitos e os desafios dos trabalhadores. A mudança só acontece com união e organização”, afirmou.

As eleições dos Bancários também serão na próxima semana, dos dias 25 a 27. A atual secretária-geral, Neiva Ribeiro, encabeça a chapa única inscrita para as eleições. Dos 12 candidatos à diretoria executiva, 10 são mulheres.

Para marcar o centenário, estão previstas uma sessão solene na Assembleia Legislativa dia 24 e a festa na Quadra dos Bancários dia 28. Também será lançado um site especial dedicado à memória do Sindicato e da categoria, das lutas e dos personagens que fizeram parte deste século de história.

Em 1923, em São Paulo, 84 trabalhadores se reuniram em assembleia para aprovar o estatuto da Associação dos Funcionários de Bancos, que 10 anos depois passaria a sindicato. Até aquela época, os bancários faziam parte da categoria dos comerciários.

Com informações da Rede Brasil Atual.