Sindicato dos Metalúrgicos do ABC formaliza apoio a caças suecos

Dirigentes sindicais do Brasil e da Suécia afirmam que a compra de aviões da Saab para renovar a frota brasileira vai gerar empregos no ABC. Apoio será formalizado nesta segunda, dia 5, às 12h30

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, assina nesta segunda-feira (5), às 12h30, documento que declara o apoio do movimento sindical ao Projeto Gripen, para o fornecimento de 36 caças supersônicos suecos ao governo brasileiro. Sérgio Nobre, Carlos Grana (presidente da CNM-CUT), Stefan Lofven (presidente da IF Metall), Luiz Marinho (prefeito de São Bernardo) e Jefferson Conceição (secretário de Desenvolvimento) concederão entrevista coletiva para explicar o apoio. A IF Metall é o maior sindicato dos trabalhadores metalúrgicos na indústria automobilística da Sucécia.

O Projeto Gripen conquistou o apoio do movimento sindical e do prefeito Luiz Marinho após a Saab, empresa sueca que fabrica os caças, anunciar que o contrato prevê investimentos e transferência de tecnologia ao Brasil, medidas que vão gerar empregos diretos na região do ABC.

“O foco principal da luta sindical é o emprego. Novas possibilidades, que contemplem a geração de vagas de forma sustentável, terão sempre o nosso apoio”, afirma Sérgio Nobre. “Se o governo federal optar pelo modelo sueco, haverá transferência de tecnologia e geração de empregos no setor metalúrgico no ABC e Vale do Paraíba. Isso é um diferencial que não está nos planos dos concorrentes (EUA e França)”, diz Grana. O mesmo afirma Marinho, que esteve na Suécia no mês passado, onde se reuniu com executives da Saab: “Trata-se de uma oportunidade única para uma real transferência de tecnologia ao Brasil e de ampla geração de empregos”.

MAIS EMPREGOS – A sueca Saab (Gripen) disputa com a americana Boeing (F-18 Super Hornet) e a francesa Dassault (Rafale) o contrato para fornecer 36 aviões supersônicos ao Brasil. Ainda este mês, segundo o ministro Nelson Jobim (Defesa), deverá estar concluído e ser entregue ao presidente Lula o relatório que vai apontar o melhor equipamento com transferência de tecnologia. A decisão final será de Lula. Este relatório se baseia em documento elaborado pela FAB e pareceres técnicos e jurídicos do próprio governo.

A Saab afirma que a sua oferta ao Brasil inclui 100% de transferência de tecnologia e total financiamento pelo governo sueco. Também garante que 40% do desenvolvimento da aeronave seria de responsabilidade da indústria brasileira, que teria, porém, acesso e total participação nos 60% de atividades restantes.

A oferta prevê ainda que 80% da célula da aeronave sejam produzidos no Brasil. Para isso, está incluída a instalação de uma linha de montagem completa no País, capaz de garantir a manutenção e reparo das aeronaves, incluindo os motores. A Saab também anunciou que vai oferecer ao Brasil direitos exclusivos de venda do Gripen NG aos países da América Latina e “oportunidades conjuntas” para o resto do mundo.

SERVIÇO

Evento Coletiva para anúncio de apoio ao Projeto Gripen

Dia 05 de abril (segunda-feira)

Horário 11h30 (brunch); 12h30 (coletiva)

Local Auditório da Confederação Nacional dos Metalúrgicos

Endereço Av. Antártico, 480, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo

 

Vanilda Oliveira
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC