Sindicato e Consórcio Intermunicipal retomam debate sobre fortalecimento do APL da indústria de Defesa do ABC

Pauta é um desdobramento das agendas com os ministros da Defesa, do Trabalho e Emprego, e com o presidente ABDI, realizada em junho

Foto: Divulgação

Em encontro realizado no último dia 15, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, dirigentes do Sindicato, representantes das prefeituras consorciadas, da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) e da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), debateram o fortalecimento da Indústria de Defesa da região, por meio da retomada do APL (Arranjo Produtivo Local) do setor na região.

A pauta da reunião é um desdobramento das agendas realizadas em junho para tratar do tema com os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e com o presidente da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Ricardo Cappelli.

O secretário-executivo do Consórcio e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, lembrou que o tema vem sendo discutido pelos Metalúrgicos do ABC há algum tempo e que agora é retomado pela necessidade de reorganizar a indústria do setor. Aroaldo destacou importantes empresas da região que atuam na área, como Saab, Imbra, Samot, CBC e Omnisys.

Foto: Divulgação

“Há muito tempo o Sindicato discute a diversificação e reconversão industrial no ABC procurando outras oportunidades, já que as empresas estão preparadas para atender esses novos mercados. Nos últimos dias tivemos uma conversa muito importante com so ministros da Defesa e do Trabalho, quando reapresentamos a retomada do APL de Defesa da região”.

“No passado tivemos um APL de Defesa na região, com rodada de negócios junto às Forças Armadas, projetos estratégicos e identificação dos potenciais para a organização da cadeia de produção. Agora estamos dialogando e redesenhando em cooperação com a ABDI para qualificar e certificar as empresas para que, de fato, elas possam atuar na área e serem fornecedoras dessa cadeia tão complexa”, concluiu.

Metalúrgicos do ABC sempre na discussão

O Sindicato sempre participou ativamente dessas discussões. O coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, que esteve na reunião, ressaltou a relevância da pauta. “Essa é uma discussão muito necessária, tanto o Consórcio quanto o Sindicato têm o papel importante de fazer essa discussão junto ao governo. Nós enxergamos a possibilidade de trazer novos produtos, novos negócios para a nossa região, atendendo esse setor da Defesa que é um setor que promete”. 

O coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, também participou do debate.

APL

O objetivo do APL criado em 2013 era capacitar e identificar potenciais empresa locais, com a finalidade de fornecimento de equipamentos e produtos de forma competitiva na área da segurança pública, buscando uma ação coordenada e alcançar avanços significativos em produtividade, competitividade, e ainda adensar a cadeia produtiva da defesa na região, abrindo oportunidade de reconversão e diversificação da produção industrial do Grande ABC.