Sindicato é homenageado na Assembleia Legislativa de São Paulo

Sessão solene lembrou lutas e conquistas que marcaram os 50 anos da entidade

Raquel Camargo

A deputada Ana do Carmo entrega troféu ao presidente Sérgio Nobre

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi homenageado na noite de sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa de São Paulo. O pedido da sessão solene pelos 50 anos da entidade foi feito pela deputada Ana do Carmo. “É uma alegria poder presidir essa sessão, pois quando falo do Sindicato, falo de coração, pois fiz parte dessa história e sempre acompanhei as lutas e conquistas. Esta homenagem é mais do que merecida ao todos os homens e mulheres que compõem essa categoria”.

O seu colega de Alesp, Vanderlei Siraque, também fez questão de dar os parabéns. “Esse é um sindicato de luta e de defesa dos direitos dos trabalhadores, mas também é um sindicato cidadão, que se preocupa com as pessoas e suas condições de vida também fora da fábrica”.

Outro parlamentar que marcou presença foi o deputado federal José Genoino, que fez questão de exaltar a força e perseverança dos metalúrgicos do ABC. “Vocês já enfrentaram lutas muito duras, mas nunca desistiram e por isso vocês têm o presidente da República. Posso dizer que tenho orgulho de ter encontrado o Sindicato durante minha trajetória na atuação de esquerda”.

O ex-presidente do Sindicato José Lopes Feijoó também foi chamado à tribuna para discursar. Ele começou afirmando que o Sindicato só é o que é pela categoria que o compõe. “São Trabalhadores e trabalhadoras sempre dispostos a lutar pelos seus direitos. Um Sindicato é reflexo de sua categoria e a maior qualidade da gente é nossa capacidade de nos reivintarmos, de sempre estar na vanguarda das lutas e conquistas. Parabéns a todos”, disse.

Para encerrar a sessão, o atual presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, disse que 50 anos é muito tempo na vida de uma pessoa, mas pouco para uma entidade. “Nosso Sindicato é jovem, mas tem uma história de muita luta. No Brasil, são milhares de sindicato, mas nós somos diferentes. Nessa categoria a palavra de ordem é solidariedade e por isso temos tanto destaque”.

Os metalúrgicos que estavam presentes encerraram a cerimônia com o grito de guerra que marcou diversas lutas: “Uhu ABC!”.

Da Redação