Sindicato e IndustriALL-Brasil ampliam diálogo com metalúrgicos do Sul

“A empresa não tem representação no local do trabalho, mas mesmo assim o Sindicato não deixa de atuar lá diariamente”

Foto: Divulgação

Durante agenda em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre (RS) no último dia 2, o presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, e o vice-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, ampliaram diálogo com dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores metalúrgicos da região sobre as indústrias no Grande ABC e do Sul do país.

“Precisamos pensar como trazer o mundo do trabalho às novas realidades produtivas, qual emprego teremos, qual salário. Esse intercâmbio de ideias é importante”, destacou Aroaldo. Ambos conheceram também uma empresa de reciclagem com experiência em resíduos sólidos. “Há um projeto de usina de gás e biofertilizantes para diminuir os resíduos quase a zero, evitando mais aterros. Viemos aprender para expandir em todo o ABC”, continuou.

Câmara temática

Aroaldo e Caramelo foram apresentados à Câmara Temática do Desenvolvimento Industrial na região, que elabora diagnósticos e ações que posicionam a cidade de São Leopoldo, por exemplo, como líder no desenvolvimento industrial no Rio Grande do Sul. “A iniciativa dialoga à nova política industrial do governo federal e como podemos aplicar isso nos territórios, como pensar nas cadeias de valor com outras regiões do Brasil, como o ABC Paulista”, contou Caramelo.

Agenda

Caramelo agradeceu o acolhimento dos companheiros da região de Porto Alegre e lembrou que, nos dias em que estiveram no Rio Grande do Sul, todos já estavam alertas às fortes chuvas que afetariam a região nos dias seguintes. “Mesmo assim, acompanhamos a agenda junto aos companheiros, falamos sobre políticas públicas, cidades inteligentes, conhecemos a Câmara Temática, iniciativa entre empresários, trabalhadores e poder público. Uma experiência importante para entender como funciona e como o nosso Sindicato pode inserir estas ações junto às prefeituras no ABC”.