Sindicato e Prefeitura abrem primeira biblioteca para metalúrgicos dentro de uma fábrica

Iniciativa inédita no Brasil, o programa Leitura nas Fábricas começa a funcionar na IGP, empresa de autopeças em Diadema

Em parceria com a Prefeitura de Diadema, Ministério da Cultura e empresas, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC abriu nesta quarta-feira (28), na IGP  o primeiro dos dez pontos do Leitura nas Fábricas no município. O programa beneficiará 20 mil metalúrgicos e seus familiares de dez empresas – Apis Delta, Delga, IGP, Autometal, Legas, Grupo Papaiz, Uniforja, TRW, Uniferco e Metalpart.  A iniciativa é inédita no País.
 
O Leitura nas Fábricas terá ponto de leituras (minibibliotecas) dentro das empresas que poderão ser acessados pelos trabalhadores e seus familiares nos horários de café, refeições ou fora da jornada de trabalho. Os metalúrgicos também poderão levar os livros para casa, por empréstimo. Cada uma das dez fábricas recebeu do Ministério da Cultura Cada fábrica receberá um kit com cerca de 650 livros, duas estantes, uma mesa, uma cadeira, três puffs, um computador completo e uma impressora. Os trabalhadores terão acesso à literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, além de  livros didáticos, DVDs e enciclopédias.

Três funcionários (em média) por empresa foram capacitados para cuidar do ponto de leitura e do atendimento aos leitores. Dezoito funcionários das primeiras dez empresas parceiras passaram por processo de capacitação que começou em 17 de maio no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os futuros agentes de leitura foram escolhidos de acordo com o interesse pessoal para se tornarem orientadores dos pontos de leitura em seus ambientes de trabalho.
Nas aulas de capacitação os agentes receberam orientação sobre a organização do acervo que as fábricas irão receber, de como atender os companheiros que farão uso do espaço e como despertar o interesse pela leitura. Cada empresa indicou as datas de instalação, inauguração e horários de funcionamento do ponto de leitura em sua fábrica.

Estarão presentes ao evento desta quarta-feira o prefeito de Diadema, Mario Reali e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre. O cronograma  prevê que na sexta-feira (30/08), seja entregue a sala de leitura da empresa Legas Metal. Na Uniferco, a abertura será no dia 6 de agosto, às 14h, e na Uniforja, dia 26 de agosto, às 10h. As outras fábricas terão seus pontos de leitura inaugurados até o final de agosto.

A proposta do Leitura nas Fábricas nasceu em 2009, durante o seminário “A Biblioteca Que Queremos”. Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Diadema, o evento apontou a meta de transformar o município em uma cidade de leitores, iniciativa que incorpora diretriz do governo municipal de tornar o município em um polo educacional.

O projeto foi lançado oficialmente em 11 de junho e marcou o início das atividades da campanha “Diadema, cidade de leitores”. A cerimônia ocorreu na sede regional do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema. Na segunda fase, o programa atenderá empresas dos setores químico e da construção civil, além de inaugurar um ponto de leitura na Regional Diadema do Sindicato para o uso da comunidade. A expectativa é que outros municípios da Região adotem o programa.

Cronograma de inauguração dos Pontos de Leitura nas fábricas Diadema
LEGAS  30/07, 6ª feira 14h
UNIFERCO 06/08, 6ª feira 14h
UNIFORJA 26/08, 5ª feira  10h
GRUPO PAPAIZ 12 ou 13 / 08 A definir
DELGA, APIS DELTA, AUTOMETAL, TRW, METALPART A definir A definir