Sindicato e Samba de Luz fortalecem ação social em celebração à luta das mulheres

Foram arrecadados 630 quilos de alimentos não perecíveis e 93 itens de higiene pessoal na última edição, dia 9 de março. Evento acontece uma vez ao mês no estacionamento da Sede

Foto: Adonis Guerra

A edição especial do Samba de Luz, realizada no último dia 9 em celebração à luta e resistência das mulheres, arrecadou 630 quilos de alimentos não perecíveis e 93 itens de higiene pessoal por meio das doações do público presente. O projeto social é uma iniciativa que une música e solidariedade, promovendo rodas de samba com o objetivo de arrecadar mantimentos para instituições carentes. Desde junho de 2024, os Metalúrgicos do ABC acolhem a ação, disponibilizando o estacionamento da Sede para as apresentações.

“Essa abertura que o Sindicato dá ao Samba de Luz é algo muito bacana. Quando levamos a proposta de realizar um evento protagonizado por mulheres, ela foi prontamente aceita e se transformou em uma experiência incrível”, contou a diretora executiva dos Metalúrgicos do ABC e coordenadora das Comissões, Andréa de Sousa, a Nega.

“Além disso, a ação social, com as doações destinadas às casas de abrigo da nossa região para mulheres que sofrem violência e buscam refúgio, foi abraçada de imediato. Isso tornou tudo ainda mais especial. Foi uma experiência muito positiva, que queremos repetir outras vezes. Nós, da Comissão de Mulheres, queremos estreitar cada vez mais esse laço com o Samba de Luz, que vai além da música, é um trabalho social com a comunidade. Foi um prazer imenso fazer parte disso”.

As rodas de samba acontecem, geralmente, no primeiro domingo de cada mês. A entrada equivale à doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal e açúcar. Para participar, acompanhe as redes sociais do Sindicato (@sindmetalabc) ou do próprio projeto (@sambadeluz) para informações atualizadas sobre datas e horários das próximas edições.