Sindicato entrega doações às vítimas das chuvas em São Sebastião, litoral norte paulista
Foram arrecadadas cinco toneladas de alimentos não perecíveis, roupas, água potável, produtos de limpeza e higiene pessoal

Moradores da Vila Sahy, em São Sebastião, receberam na manhã da última quinta-feira, dia 23, as doações arrecadadas na campanha dos Metalúrgicos do ABC em solidariedade às vítimas das chuvas, que causaram deslizamentos e desabamentos em fevereiro passado. Segundo a Defesa Civil, 65 pessoas morreram – 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba – e mais de quatro mil pessoas ficaram desabrigadas.

“A campanha foi um sucesso. Conseguimos cinco toneladas de alimentos não perecíveis, roupas e água potável. O foco foi garantir também itens de necessidade básica às mulheres, como roupa íntima descartável e absorventes. A categoria atendeu o nosso chamado e agora as doações chegaram a quem mais precisa de apoio. Obrigado!”, agradeceu o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.
O coordenador da Regional Diadema, Antônio Claudiano da Silva, o Da Lua, contou que é próprio da categoria ter essa sensibilidade, agir em solidariedade para apoiar sempre quem precisa e relata como foi o dia da entrega das doações. “A caminho para fazer a entrega, na própria rodovia você já vê árvores, muito barro, morros desbarrancados, que já desenhavam o cenário de destruição que aconteceu naquela região”.

“Ao chegar na Vila Sahy é mais assustador ainda perceber o lamaçal por todo o lugar, as casas destruídas, outras interditadas, sem condição mais de moradia e a tristeza das pessoas que ali vivem. Essa marca de solidariedade que temos na nossa base nunca vai deixar de existir e, por mais que seja triste a situação, é importante que todos possam se colocar no lugar do próximo em um momento de tanta dificuldade”, destacou Da Lua.
O coordenador de área de São Bernardo, Jonas Brito, reforçou a importância da solidariedade. “É comovente ouvir os relatos das pessoas, mas gratificante ver que a categoria participou da campanha e estendeu às mãos a quem mais precisa”.

Ações
Eleita membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Volks no primeiro turno do processo eleitoral do Sindicato, Roberta Grana, que assume em julho com a nova Direção, também participou com outros companheiros da entrega das doações.

“Mobilizamos a categoria pelo Drive-Thru na Sede, recebendo doações nas salas das comissões das fábricas com representação e nas regionais. Foi impactante chegar em São Sebastião e ver a destruição do local, mas estamos juntos nessa luta. Nossa categoria pratica a solidariedade e sempre apoiou quem mais precisa”.

O volume de chuva que caiu na região, 683 milímetros acumulados, é o maior registrado no país até o momento. Na tragédia de Petrópolis, em 2022, foram 534,4 milímetros.