Sindicato entrega junto ao governo federal e prefeito de Araraquara purificadores de água e doações ao RS
Materiais arrecadados serão distribuídos em abrigos públicos mantidos pelas prefeituras na região metropolitana de Porto Alegre
Os Metalúrgicos do ABC integraram na última quarta-feira, 8, comitiva que entregou 220 purificadores de água adquiridos a partir de campanha de arrecadação em articulação com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, às vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Também foram entregues três toneladas de água; três toneladas de cestas básicas; ração para animais; remédios; produtos de higiene pessoal, como fraldas e absorventes; colchões e cobertores.
Também estiveram presentes a primeira-dama Janja Lula da Silva, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.
Os equipamentos chegaram em um voo da Força Aérea Brasileira que aterrissou em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e serão distribuídos para abrigos públicos mantidos pelas prefeituras. Nesses espaços estão alojadas cerca de 70 mil pessoas, número que deve aumentar nos próximos dias.
“Todas as doações foram levadas aos abrigos do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e da Secretaria Municipal de Bem Estar Animal da cidade”, afirmou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.
Os purificadores têm tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. Após filtrada, a água suja ou contaminada pode ser usada para beber e cozinhar. Somados, os aparelhos podem fornecer até dois milhões de litros de água filtrada por dia, suficiente para atender um milhão de pessoas, considerando o consumo diário de dois litros/dia em situações de emergência, segundo a Organização Mundial de Saúde.