Sindicato entrega ‘Tribuna na Mão’ na Alumbra e chama trabalhadores para sindicalização

Durante entrega do jornal, Diretoria Executiva reforçou que só com organização no local de trabalho é possível garantir os direitos da categoria

Foto: Adonis Guerra

Quem fortaleceu a luta dos Metalúrgicos do ABC na manhã de ontem foram os companheiros e companheiras na Alumbra, em São Bernardo. Às 4h30 da madrugada, a Diretoria Executiva do Sindicato já estava na porta da fábrica para entregar a #Tribunanamão e conversar com trabalhadoras e trabalhadores sobre as pautas de luta da categoria, Campanha Salarial e a redução da taxa de juros, além de chamar todas e todos para o Festival Rock ABC sábado, dia 15, na Sede, às 17h (saiba mais na página 4).

O coordenador de área, Jonas Brito, lembrou que a Alumbra tem hoje mais de 50% de mulheres no chão de fábrica. “Essa característica é importante e muito representativa. Só com apoio e organização podemos garantir melhores condições de trabalho, salário e direitos. E, para isso, é preciso ser sindicalizado”, disse.

Foto: Adonis Guerra

“Na Alumbra, todos os acordos são feitos junto ao Sindicato. PLR [Participação nos Lucros e Resultados], compensação de dias-pontes, benefícios, dentre outros. A jornada de trabalho é outro exemplo. São 37 horas e meia por semana desde 2012, sem redução de salário, sendo referência para discutir ainda em toda a base”.

Lutas

Durante a entrega da ‘Tribuna na Mão’, Jonas contou que o Sindicato e toda a base da FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) estão mobilizados com a Campanha Salarial 2023. “Não é uma tarefa fácil negociar com as bancadas patronais. É preciso união para valorizar o processo de negociação”.

Foto: Adonis Guerra

Os salários dos metalúrgicos e metalúrgicas da FEM-CUT acumulam perdas de 3,94% com a inflação. A conta leva em consideração os meses entre setembro de 2022 e junho de 2023 com base no INPC (Índice dos Preços ao Consumidor). As perdas da categoria eram de 4,05% até maio. A data-base é 1º de setembro.

“Também estamos à frente de outra luta, pela redução da taxa de juros no país. Desde agosto de 2022 seguimos no mesmo patamar da Selic, 13,75%, o que impede e penaliza a sociedade, afetando a economia e o não desenvolvimento da indústria nacional”. A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) acontece dias 1° e 2 de agosto com a definição sobre o índice.

Benefícios

A CSE na Apis Delta e membro do Conselho da Executiva da Direção eleita, Andréa Ferreira de Sousa, a Nega, disse que ontem foi mais um dia de aproximação à base. Nega ressaltou sobre a importância de ser sócio e sócia do Sindicato.

Foto: Adonis Guerra

“O trabalhador associado garante benefícios ofertados pelos Metalúrgicos do ABC, como cursos na Escola de Formação Integral “Dona Lindu”, em Diadema; Clube de Campo; colônia de férias; descontos em vários estabelecimentos a partir de convênios; jurídico; dentre outros. E para ir além, a nossa organização no local de trabalho se faz necessária porque temos muito ainda a avançar”, explicou.

“Um ponto que me chamou atenção na Alumbra é que a fábrica dispõe de um espaço de lazer aos trabalhadores. Boas ideias tem que ser compartilhadas para assim também serem conquistadas em outras fábricas”.

A Alumbra conta hoje com mais de 220 trabalhadores e trabalhadoras e produz equipamentos elétricos e materiais para a construção civil.