Sindicato entrega ‘Tribuna na mão’ na Heraeus e chama categoria para 23° arraiá amanhã em Diadema
Diretoria Executiva também falou sobre o início das negociações da Campanha Salarial 2023 e a luta contra a alta taxa de juros. Novo índice será definido na próxima semana
Mais uma quarta-feira com a #Tribunanamão e a Diretoria Executiva do Sindicato na porta da fábrica já de madrugada. Ontem foi a vez dos trabalhadores na Heraeus, em Diadema, empresa que pertence ao Grupo 2 (máquinas e equipamentos), conversarem sobre as pautas de luta da categoria: Campanha Salarial 2023; alta da taxa de juros, a Selic; toda a movimentação nas empresas da base e ações dos Metalúrgicos do ABC publicadas no jornal do dia.
Segundo o coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, todos os 13 sindicatos que compõem a base da FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) seguem mobilizados para o início das negociações previstas para começar na próxima terça-feira, 1° de agosto.
“Não será fácil negociar com as bancadas patronais, por isso precisamos estar alertas e em unidade para garantir o melhor resultado possível. Estamos no projeto ‘A Retomada’ pelos nossos direitos, o desenvolvimento da indústria e a economia do país. E o caminho é a sindicalização e organização no chão de fábrica tanto pela Campanha Salarial quanto pela redução da taxa de juros, a Selic, que segue a 13,75%”.
Sobre a Campanha Salarial deste ano, os metalúrgicos acumulam 3,94% de perdas com a inflação, considerando o período entre setembro de 2022 e junho de 2023. A data-base da categoria é em 1º de setembro.
Da Lua disse ainda que na próxima semana, dias 1° e 2 de agosto, acontece a nova reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) no Banco Central. A taxa segue nesse patamar desde agosto de 2022 e é a maior desde janeiro de 2017.
Arraiá
O coordenador da Regional Diadema lembrou aos trabalhadores que amanhã é o primeiro dia do 23° Arraiá dos Metalúrgicos do ABC, em frente a Regional, e chama toda a categoria.
“Nosso tradicional Arraiá começa amanhã e segue até sábado [29]. Festa organizada, merecida à nossa categoria e que faz parte da grade de cultura do Sindicato”. Durante os dois dias, o evento começa a partir das 17h, com entrada franca.
Amanhã agitam o público Frank Aguiar, Joãzinho Dez e Luizinho do Araripe, além de Robson e Gabriel. No dia seguinte, é a vez de Francis Lopes, Gaviões do Nordeste e Érica e Desejo.com garantir a alegria de todos.
A organização do evento pede doações à Campanha do Agasalho, com peças em bom estado. “A festa também é beneficente e, como Sindicato Cidadão, com ações além dos muros das fábricas, pois é momento de ajudar quem mais precisa”, disse.
Compromisso
Segundo o coordenador de área de Diadema, João Paulo Oliveira dos Santos, o JP, a entrega da ‘Tribuna na Mão’ aos trabalhadores e trabalhadoras ajuda a divulgar as pautas do Sindicato e demonstra o tamanho do compromisso do Sindicato com a sua categoria.
“Os trabalhadores na Heraeus, por exemplo, são contemplados por acordos negociados por meio do Sindicato, como a PLR [Participação nos Lucros e Resultados], porém ainda há um longo caminho a percorrer. É preciso sempre aumentar a participação e sindicalização para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e salário”.