Sindicato fará arrecadação para famílias do São Rafael
Coleta será realizada nesta quinta-feira (20) em benefício de 22 famílias que perderam suas casas na favela destruídas por incêndio; dinheiro será usado para compra de material de construção
Evalda conta a diretores do Sindicato sobre o drama dos moradores
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove nesta quinta-feira um dia de arrecadação para as 22 famílias do Parque São Rafael, no Jardim Limpão, que perderam suas moradias devido a um incêndio na favela. A idéia é que todos possam doar, no mínimo R$2,00, que serão usados para a compra de material de construção das casas.
Os companheiros em algumas empresas como Volks, Ford, Scania, Proema e Panex já fizeram doações às famílias.
“Essa não será a primeira, nem a última ação em ajuda a essa comunidade.
Queremos que todos se unam para fazer um 2009 melhor para eles”, garante Marcelo Donizete Bernardo, diretor do Sindicato.
Os interessados em doar podem procurar os representantes do Comitê Sindical para entregar o dinheiro. “Os comitês e as Cipas também podem se mobilizar e organizar campanhas internas de doações”, convoca Rafael Marques, vice-presidente do SIndicato.
As famílias agradecem
As famílias carentes da região ficam muito felizes a cada doação que recebem dos trabalhadores. Rita Lopes de Oliveira, de 43 anos, mora no local há oito anos e teve sua casa destruída. “Eu perdi meu barraco e estou morando de favor. Esse é o único jeito de voltar a ter minha casa, por isso, não tenho nem como agradecer.” A vizinha Evalda Pereira da Silva concorda. “Os metalúrgicos estão de parabéns, eles nos ajudam muito. Não teria condições de levantar minha moradia novamente se não fosse eles.”
Valdirene Bezerra Silva, a Lena, é uma líder comunitária informal. Ela não perdeu a casa, mas está à frente da organização da divisão de materiais e ajuda às pessoas. “Esses meninos sempre nos ajudam com todos os problemas, eles são demais. Espero que mais gente possa se sensibilizar e nos dar essa força.”
Da Tribuna Metalúrgica