Sindicato firma acordo de layoff na Delga para evitar demissões

Durante a assembleia realizada na tarde da última terça-feira, 16, os companheiros na Delga aprovaram por unanimidade o acordo de layoff firmado entre o Sindicato e a direção da fábrica para preservação dos empregos. No total, 100 trabalhadores terão seus contratos suspensos, por um período que pode ser de dois a cinco meses, conforme necessidade. 

Foto: Adonis Guerra

De acordo com o vice-presidente do Sindicato e trabalhador na Delga, Claudionor Vieira, o acordo se deu pela falta de semicondutores, que afeta boa parte da indústria brasileira e tem impacto direto na produção da empresa.

“A falta dos semicondutores e a diminuição da produção de veículos afetam toda a cadeia do setor automotivo, não só as montadoras. Isso reflete nos empregos, mas graças à organização dos companheiros, o Sindicato tem conseguido estabelecer alternativas como essa para evitar demissões neste momento delicado da indústria”. 

Organização no local de trabalho

Claudionor destacou a importância de garantir uma sólida organização no local de trabalho. “Só é possível construir acordos como esse, que garantam o emprego, principalmente em períodos de crises, quando há organização no local de trabalho, pois sem ela é possível perder até as conquistas que já foram alcançadas”.

O dirigente reforçou ainda que, quando há crises, se não houver mobilização da categoria e diálogo com o sindicato, a primeira coisa que ocorre é a demissão. “Neste momento em que os trabalhadores já estão sofrendo com a alta inflação e desemprego, o Sindicato precisa buscar alternativas para evitar demissões. A maneira encontrada para garantir os postos de trabalho e a renda foi o layoff”, concluiu.