Sindicato forma 250 alunos em cursos de qualificação
Alunos receberam diploma dos cursos da parceria Sindicato e Senai, em Diadema
Diplomação aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 15. Foto: Raquel Camargo / SMABC
A busca por melhor oportunidade no mercado de trabalho é o desejo dos 250 formandos do curso de qualificação profissional realizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em parceria com o Senai. Nesta quarta-feira (14) ocorreu a formatura na sede da regional Diadema das turmas de julho a dezembro de 2011. A conclusão do curso é considerada um passo fundamental para todos que sonham com uma carreira bem remunerada.
O curso atrai jovens à procura do primeiro emprego, trabalhadores desempregados e aqueles que almejam uma promoção. O metalúrgico, Helio Dionísio de Brito, 49 anos, trabalha como prensista na Itaesbra, em Diadema, há cinco anos, e busca novas chances na empresa. “Este é o quarto curso de qualificação que faço pelo sindicato. É sempre bom conhecer outras áreas e ganhar experiência. Não sabemos o dia de amanhã e por isso precisamos estar preparados, pode surgir uma promoção e eu estarei pronto para agarrar a vaga. O curso de eletricista que eu fiz, já garante uma renda a mais no final do mês com a prestação de serviços para amigos e vizinhos, contou”.
As aulas ocorrem na sede do sindicato em Diadema e o curso também é aberto à comunidade, homens e mulheres acima de 16 anos. “Para entrar, basta fazer uma provinha. As aulas são gratuitas e divididas entre práticas e teóricas, de acordo com a carga horária de cada área. Todas as turmas têm também aulas de cidadania”, explicou o coordenador do curso, Antonio Pereira Campos, o Boquinha.
A jovem Patricia da Silva Santos, 19 anos, chegou a Diadema há nove meses, trabalha como promotora de cartão da loja Riachuelo e almeja entrar para o ramo metalúrgico. “Vim da Bahia para minha mãe fazer um tratamento de saúde, meu irmão já mora aqui há cinco anos, é metalúrgico e me indicou o curso. O emprego na Riachuelo é o meu primeiro com carteira assinada, antes era babá na minha cidade. Mas, tenho vontade de crescer profissionalmente, quero fazer faculdade de administração e conseguir um emprego melhor, o curso é um passo a mais para conquistar o meu sonho, um bom emprego, disse Patricia”.
Já Joace Ferreira da Silva, 24 anos, apesar de ter mais de 10 cursos de qualificação está desempregado há alguns meses e sonha em entrar para a categoria. “Sou da Paraíba, e vim para São Paulo quando era criança para fazer um tratamento de saúde. Fiz Senai, ETE e muitos cursos. Meu último emprego foi em um local que faz gesso, e agora busco uma nova oportunidade com uma remuneração melhor. Acredito que quanto mais cursos, mais chance tenho de conquistar um emprego melhor. Espero entrar em uma grande empresa.”
O curso de qualificação profissional forma em média 500 alunos por ano.
Novas turmas
Inscrições para as novas turmas de 11 a 13 de janeiro de 2012, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h. Avenida Encarnação, 290, Piraporinha. Apresentar documentos.
CLIQUE AQUI E VEJA A GALERIA DE FOTOS DA ENTREGA DOS DIPLOMAS
Do ABCD Maior