Sindicato forma turmas em cursos de qualificação

Novas turmas de alunos dos cursos de formação profissional do convênio Sindicato­-Senai receberão seus diplomas de formatura no próximo dia 19, quinta-feira, a partir das 19h, na Regional Diadema.

A certificação tam­bém vale para o curso de Sindicato e Cidada­nia, que dá um panora­ma sobre a sociedade brasileira, sua diversi­dade, problemas e desa­fios. No curso, o traba­lhador tem contato com temas do seu cotidiano, relações de trabalho e o mundo sindical.

“A constante ino­vação tecnológica nos processos produtivos exige profissionais cada vez melhor pre­parados. Essa é uma realidade da qual o nosso Sindicato está consciente e, por isso, investe fortemente na educação e qualifica­ção profissional”, afir­mou o diretor de Orga­nização do Sindicato, Moisés Selerges.

Segundo o dirigen­te, exemplo deste em­penho está na inaugu­ração da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, no úl­timo dia 5, com a pre­sença do ex-presidente Lula. “Esta conquista também é resultado da ampliação de convênios com entidades educacionais nacional­mente respeitadas, co­mo o Instituto Federal São Paulo”, prosseguiu.

Cursos

O Sindicato ofe­rece cursos aos com­panheiros há mais de 30 anos. Hoje são dez cursos, oito do convê­nio com o Senai, como Matemática aplicada à mecânica, Desenho técnico mecânico, Eletricista instalador, Ins­petor de qualidade, AutoCad 2D, Coman­dos elétricos, Redação técnica e NR-10.

Os outros dois, em parceria com o IFSP, são Técnico em Informática e Administração. Para janei­ro, já está acertada a abertura de um novo curso, Segurança do Trabalho.

O que é a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”

A instituição per­mite ao trabalhador organizar seu pro­cesso de formação de maneira flexível, combinando qualifi­cação técnica com as dimensões culturais, literárias, políticas e comunitárias para a formação de uma consciência cidadã.

A escola aprimo­ra os cursos já ofere­cidos pelo Senai em convênio com o Sindicato. “Aliás, este é um dos poucos convênios com uma trajetória longa, ininterrupta e com investimentos significativos à quali­ficação profissional”, destacou Moisés.

O nome da esco­la é uma homenagem à mãe do ex-presiden­te Lula, responsável pelo ingresso do filho no curso do Senai. Eurídice Ferreira de Melo, conhecida co­mo Dona Lindu, vi­veu muitos anos no bairro Paulicéia, em São Bernardo.

Formatura dos Cursos Sindicato-Senai

19 de dezembro, às 19h, na Regional Diadema

Rua Encarnação, 290, próximo ao Terminal Piraporinha

Fone 4061-1048

Da Redação