Sindicato forma turmas em cursos de qualificação
Novas turmas de alunos dos cursos de formação profissional do convênio Sindicato-Senai receberão seus diplomas de formatura no próximo dia 19, quinta-feira, a partir das 19h, na Regional Diadema.
A certificação também vale para o curso de Sindicato e Cidadania, que dá um panorama sobre a sociedade brasileira, sua diversidade, problemas e desafios. No curso, o trabalhador tem contato com temas do seu cotidiano, relações de trabalho e o mundo sindical.
“A constante inovação tecnológica nos processos produtivos exige profissionais cada vez melhor preparados. Essa é uma realidade da qual o nosso Sindicato está consciente e, por isso, investe fortemente na educação e qualificação profissional”, afirmou o diretor de Organização do Sindicato, Moisés Selerges.
Segundo o dirigente, exemplo deste empenho está na inauguração da Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, no último dia 5, com a presença do ex-presidente Lula. “Esta conquista também é resultado da ampliação de convênios com entidades educacionais nacionalmente respeitadas, como o Instituto Federal São Paulo”, prosseguiu.
Cursos
O Sindicato oferece cursos aos companheiros há mais de 30 anos. Hoje são dez cursos, oito do convênio com o Senai, como Matemática aplicada à mecânica, Desenho técnico mecânico, Eletricista instalador, Inspetor de qualidade, AutoCad 2D, Comandos elétricos, Redação técnica e NR-10.
Os outros dois, em parceria com o IFSP, são Técnico em Informática e Administração. Para janeiro, já está acertada a abertura de um novo curso, Segurança do Trabalho.
O que é a Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”
A instituição permite ao trabalhador organizar seu processo de formação de maneira flexível, combinando qualificação técnica com as dimensões culturais, literárias, políticas e comunitárias para a formação de uma consciência cidadã.
A escola aprimora os cursos já oferecidos pelo Senai em convênio com o Sindicato. “Aliás, este é um dos poucos convênios com uma trajetória longa, ininterrupta e com investimentos significativos à qualificação profissional”, destacou Moisés.
O nome da escola é uma homenagem à mãe do ex-presidente Lula, responsável pelo ingresso do filho no curso do Senai. Eurídice Ferreira de Melo, conhecida como Dona Lindu, viveu muitos anos no bairro Paulicéia, em São Bernardo.
Formatura dos Cursos Sindicato-Senai
19 de dezembro, às 19h, na Regional Diadema
Rua Encarnação, 290, próximo ao Terminal Piraporinha
Fone 4061-1048
Da Redação