Sindicato inicia agenda de discussões para que Toyota fique em São Bernardo

Na segunda-feira, 11, após anunciarem aos trabalhadores na Toyota a conquista na justiça para abertura de uma mesa de negociação, com o objetivo de discutir alternativas possíveis para reverter a decisão de fechamento da planta em São Bernardo, os dirigentes dos Metalúrgicos do ABC iniciaram conversas com representantes do poder público.

Foto: Adonis Guerra

Ainda na parte da manhã, a direção do Sindicato se reuniu com profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Na ocasião, convidada pelos Metalúrgicos do ABC, a Secretaria aceitou integrar o Grupo de Trabalho que discutirá a viabilidade da Toyota na cidade.

Foto: PMSBC

No final da tarde, o presidente do Sindicato, Moisés Selerges, e o diretor administrativo, Wellington Damasceno, se reuniram no gabinete do Paço Municipal, com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e o adjunto de Coordenação Governamental, Fernando Longo.

“Pedimos essa reunião com a prefeitura, uma das maiores interessadas, uma vez que os empregos e a receita estão aqui, e que a economia da cidade e da região perdem muito com a saída da Toyota, já que mais de 3 mil empregos diretos e indiretos podem ser afetados”, destacou Wellington.

O dirigente reforçou que o pleito do Sindicato é a abertura de um diálogo amplo pela permanência da empresa. “Para isso estamos buscando os vários apoios. Estamos montando um calendário de discussões e propusemos a participação de um técnico da administração municipal. O convite foi acatado, a prefeitura se manifestou contrária ao fechamento da planta e reiterou isso diante da direção da Toyota”.