Sindicato lança abaixo-assinado pelo Projeto de Lei Pró-Cotas
Reunião de lançamento do documento pelo Projeto de Lei Pró-Cotas
A Comissão de Igualdade Racial do Sindicato em parceria com a Frente de Lutas Pró-Cotas Raciais do Estado de São Paulo lançaram nesta terça-feira abaixo-assinado pelo Projeto de Lei (PL) Pró-Cotas.
O objetivo é coletar até 20 de novembro 200 mil assinaturas para que o PL seja apresentado na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Queremos sensibilizar a sociedade com esta iniciativa pela inclusão social de todos”, disse a representante da Frente Pró-Cotas, Cristiane Lisboa.
O PL é uma reação ao Programa de Inclusão por Mérito no Ensino Superior Paulista (Pimesp) criado pelo governo Alckmin, que consiste na reserva de 50% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas e, dentro desse percentual, 35% de vagas para negros, pardos e indígenas. Pela proposta, o estudante é ainda obrigado a fazer um curso de dois anos para estudar em uma universidade estadual ou Fatec e só garante sua vaga se ele alcançar um aproveitamento mínimo de 70%.
Projeto de Lei
Já o PL do Pró-Cotas quer reservar 25% das vagas para candidatos negros e indígenas e 25% para alunos da rede pública de ensino, sendo 12,5% para estudantes com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
De acordo com o coordenador da Comissão do Sindicato, Daniel Calazans, a coleta de assinaturas será nas portas das empresas, locais públicos e escolas. “Já começamos nas fábricas, onde os trabalhadores são bastante politizados”, contou.
Da Redação