Sindicato lança Coletivo de Relações Internacionais

Foi lançado ontem o Coletivo de Relações Internacionais dos Metalúrgicos do ABC, que terá a finalidade de promover a troca de experiências entre trabalhadores, redes de trabalhadores e comitês mundiais já existentes na base, além de aprofundar o debate e elaborar propostas em relação a desafios comuns.
“Nossa categoria deixou claro nas últimas décadas que a melhor forma de combater a estratégia global das multinacionais é a globalização dos direitos dos trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre.
“A criação do Coletivo atende essa demanda”, prosseguiu.
Ele defendeu a atuação dos comitês mundiais, lembrando que as ações coordenadas por eles entre metalúrgicos de países desenvolvidos e de países emergentes já estabeleceu o Acordo Marco Internacional (AMI), marco regulatório que as multinacionais devem observar globalmente.
“Precisamos entender o movimento global para agir com consciência no plano local. A compreensão dessa dinâmica é fundamental para podermos nos contrapor com eficácia à estratégia das multinacionais”, afirmou o presidente do Sindicato.