Sindicato lança o projeto ‘Engrenagem Cultural’ e chama a categoria para participar como protagonista
Com o objetivo de divulgar a arte produzida pelos trabalhadores da base e movimentar a cena cultural entre a categoria, o Sindicato lança o projeto “Engrenagem Cultural”. O projeto prevê a realização mensal de atividades culturais na Sede e a divulgação de eventos ligados à categoria semanalmente na Tribuna Metalúrgica.

Um coletivo de cultura será criado entre os representantes dos trabalhadores para ajudar na promoção e realização do calendário cultural. Para inaugurar a programação, o Sindicato promove na manhã do próximo sábado, 30, um grande sarau aberto a toda categoria, com lançamento de livro, leitura de poemas, música e microfone aberto às mais variadas manifestações artísticas.
A ideia, segundo o secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, é envolver toda a categoria e trazer cada vez mais arte e cultura para dentro do Sindicato.
“Nós defendemos que a cultura é item essencial para o desenvolvimento de um povo. Além disso, sabemos que há muita gente talentosa na nossa base, por isso queremos destacar esses talentos e oferecer uma rica programação cultural no nosso Sindicato a todos os trabalhadores e seus familiares”.
O dirigente lembrou que o sarau que ocorrerá no sábado é um momento para quem se sentir à vontade ocupar o microfone para mostrar sua arte. “Queremos que a categoria participe, mas não só assistindo, também como protagonista. O sarau é justamente para isso, quem quiser pode ler um poema, declamar uma canção, fazer uma cena de teatro, tocar um instrumento musical, apresentar uma dança. A cada mês queremos mais envolvimento dos trabalhadores ocupando esse espaço que é deles”.
CTPS
Na ocasião haverá lançamento do livro de poemas CTPS do metalúrgico, professor e poeta Airton Mendes. A obra traz poemas “de graxa, suor e lutas”, como o próprio autor define.