Sindicato na Fábrica

Um dos principais objetivos do movimento sindical, ao longo de sua história, é o direito de organização dos trabalhadores no local de trabalho. Nos países onde se consolidou o regime democrático, esse direito foi assegurado de forma ampla através da legislação sindical.

Essas leis asseguram liberdade de escolha dos representantes dos trabalhadores na empresa, seu livre acesso aos trabalhadores e sua liberação para o trabalho sindical.

Os trabalhadores podem se reunir, periodicamente, no interior da empresa durante a jornada de trabalho. Também podem receber e fazer circular livremente no chão de fábrica informações do seu interesse.

Essas são condições fundamentais para que os representantes dos trabalhadores possam negociar com a empresa todas as questões que dizem respeito à organização do trabalho, sua duração (jornada) e sua remuneração (salário).

No Brasil não existem leis que assegurem esse conjunto de direitos aos trabalhadores. Só com muita luta é que os metalúrgicos do ABC conquistaram o direito de se organizar no local de trabalho. Manter essa conquista depende da força do Sindicato dentro e fora da fábrica. Isso exige dos dirigentes e militantes, além de sólida experiência, conhecimentos cada vez mais complexos.

Para prepará-los para atuarem no local de trabalho, o SMABC organizou o curso Sindicato na Fábrica. Se você tiver interesse nesse curso, procure mais informações com as Comissões de Fábrica ou Comitês Sindicais, a partir do dia 20 de fevereiro.

Departamento de Formação