Sindicato negocia e trabalhadores na LCe AqSeptence conquistam PLR
Também foi aprovada contribuição negocial, instrumento que garante sustentação da organização sindical e defesa permanente dos direitos
Trabalhadores e trabalhadoras na LC e na AqSeptence, em São Bernardo, conquistaram avanços na PLR (Participação nos Lucros e Resultados) após negociações conduzidas pelo Sindicato com as direções das empresas. As propostas foram aprovadas em assembleias realizadas na semana passada e expressam a força da mobilização no chão de fábrica. Em ambas as unidades, também foi aprovada a contribuição negocial, instrumento que garante a sustentação da organização sindical e a defesa permanente dos direitos.

Na LC, o acordo foi aprovado na quarta-feira (21) e prevê pagamento em duas parcelas: a primeira em agosto deste ano e a segunda em fevereiro de 2027. Já na AqSeptence, a proposta foi validada no dia seguinte, com pagamento em parcela única ainda em janeiro deste ano.
O coordenador de área, Lucas Costa Cavalcante, o Lucão, ressaltou que o resultado é consequência direta da organização da base e da atuação firme do Sindicato durante o processo de negociação. Para ele, nenhum avanço acontece sem pressão coletiva.
“Essa conquista mostra que quando a base está organizada e mobilizada, a negociação acontece. É fruto da participação nas assembleias, da confiança no nosso trabalho e da luta permanente. A empresa só se move quando encontra trabalhadores unidos, conscientes e dispostos a defender seus direitos”, afirmou.

Associe-se!
Ele também destacou a importância da sindicalização como parte desse processo de conquista. “Os trabalhadores são o Sindicato dentro da fábrica e ninguém faz nada sozinho. Quanto mais sócios e sócias, mais nossas lutas avançam. A luta de classe se constrói com unidade, mobilização e Sindicato forte”, reforçou.
Além das conquistas salariais, da PLR e dos acordos coletivos, a entidade mantém uma rede de convênios e serviços nas áreas de saúde, educação, cultura, lazer e assistência jurídica, além de ações voltadas à saúde do trabalhador. “Ser sócio e sócia é a única forma de manter as vitórias já alcançadas e garantir as que ainda virão”, concluiu o dirigente.
Mais informações sobre sindicalização podem ser obtidas pelos telefones 4128-4200 (Sede São Bernardo), 4061-1040 (Regional Diadema) e 4823-6898 (Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), ou pelo site smabc.org.br/sindicalize-se.