Sindicato participa da abertura do 19º Congresso Nacional da FUP

Deyvid Bacelar foi reconduzido à coordenação-geral da Federação Única dos Petroleiros pelos próximos três anos

Foto: Adonis Guerra

Com a presença de lideranças sindicais e do movimento social, o secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, participou da mesa de abertura do 19º Congresso Nacional da FUP (Federação Única dos Petroleiros), no Instituto Cajamar, dia 3. Com o tema “Energia para renovar o Brasil”, a nova diretoria da entidade foi eleita para o mandato 2023-2026, com a recondução de Deyvid Bacelar à coordenação-geral.

Claudionor destacou que as duas categorias são historicamente parceiras e relembrou que uma das greves históricas do ABC teve início em solidariedade aos petroleiros de Campinas em 1983, há 40 anos, que culminou na quarta e última intervenção dos Metalúrgicos do ABC.

“Os petroleiros são uma categoria parceira que tem tido papel importantíssimo na defesa dos direitos dos trabalhadores petroleiros, mas em especial em defesa da Petrobras, da nossa soberania e do Brasil”, afirmou.

“Sempre caminhamos juntos e continuaremos a caminhar juntos em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e por democracia. Desejo sucesso para a nova direção da FUP”, ressaltou Claudionor.

O coordenador-geral da FUP falou do compromisso da classe trabalhadora organizada em defesa de um governo popular e democrático com a eleição do presidente Lula, mas lembrou que o próprio presidente cobrou que os movimentos sociais e os sindicatos pressionem o seu governo.

“Cabe ao movimento sindical organizar a classe trabalhadora com sabedoria para dar suporte e, ao mesmo tempo, pressionar o governo, aliando mobilização e diálogo, sem perder de vista que o nosso maior enfrentamento é contra o fascismo”.