Sindicato participa da comemoração dos 60 anos da Toyota
Foto: Divulgação
O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, participou na tarde de ontem da comemoração dos 60 anos da fábrica da Toyota em São Bernardo. A chegada da montadora no Brasil, em 1958, marcou a primeira operação da empresa fora do Japão.
“As seis décadas de atuação da Toyota mostram o potencial da região, que sempre foi o polo automotivo mais importante do Brasil”, afirmou.
“A decisão da empresa de transferir a sede administrativa do Brasil para a cidade dentro do projeto São Bernardo Reborn significou o renascimento da planta com investimentos na fábrica e em pesquisa aplicada”, lembrou.
No evento que reuniu representantes de trabalhadores, executivos e diretores de área da montadora, o presidente do Sindicato ressaltou a importância da assinatura da Declaração Conjunta de Proteção ao Emprego e Crescimento Sustentável em março de 2015.
“Antes mesmo de o governo federal ter lançado o Programa de Proteção ao Emprego, os trabalhadores na Toyota já estavam protegidos pelo acordo construído coletivamente que defende os empregos”, explicou. “Todo o nosso empenho para que a fábrica prossiga com os investimentos, com empregos de qualidade, e para que um novo carro possa vir para a planta”, concluiu.
A produção inicial no Brasil foi do Land Cruiser e, em 1962, a fabricação do Bandeirante, o único modelo nacional até então, foi para São Bernardo.
Da Redação.