Sindicato participa da criação da Política Nacional de Transição Energética no Ministério de Minas e Energia
Encontro consolida diálogo sobre transição energética justa e inclusiva entre governo, trabalhadores e empresas

Os Metalúrgicos do ABC participaram no último dia 3 da 1ª Reunião do Plenário do FONTE (Fórum Nacional de Transição Energética), evento que marcou o início de uma nova fase na elaboração da Política Nacional de Transição Energética. Organizado pelo Ministério de Minas e Energia, o encontro consolidou o Fórum como um espaço permanente de diálogo entre o governo federal, o setor produtivo e a sociedade civil, com a missão de subsidiar o Conselho Nacional de Política Energética na criação de diretrizes voltadas a um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O diretor do Sindicato e CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Volks, Charles Aurélio de Jesus Lima, o Tuiuiú, destacou a relevância do momento para o país. “Vivemos um marco histórico. O Brasil tem a chance de liderar uma transição energética que una desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental. O Fórum reafirma que é possível construir políticas de forma colaborativa, com participação dos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo proteção ao emprego e à indústria nacional. Queremos uma transição que seja justa em todos os sentidos: social, produtiva e energética”.
O FONTE reúne 87 representantes divididos igualmente entre governo, sociedade civil e setor produtivo. O formato garante paridade e inclusão, com a exigência de, pelo menos, 50% de mulheres e 30% de pessoas negras, indígenas ou quilombolas.
Durante o encontro, foram apresentadas as bases do Plano Nacional de Transição Energética e o Plano de Trabalho 2026, que orientará as ações do Fórum até a elaboração da Carta de Recomendações ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), principal entrega do colegiado e resultado das discussões coletivas.