Sindicato participa da criação do Acordo de Cooperação Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil
Diversos atores da cadeia de mobilidade lançaram ação esta semana em Brasília. Iniciativa impulsiona transição energética limpa e justa e neoindustrialização
O país dá mais um passo significativo em direção à mobilidade sustentável com o lançamento do Acordo de Cooperação MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil) na última terça-feira, dia 19, em Brasília. A iniciativa impulsiona a transição energética limpa e justa, economicamente viável e socialmente responsável do setor de mobilidade, respeitando a neutralidade tecnológica e estimulando a neoindustrialização.
O diretor-executivo do Sindicato e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, que também é membro do Conselho do MBCB, foi um dos palestrantes e afirmou que os trabalhadores têm todo o interesse em discutir essa transição energética com a sociedade brasileira.
“O primeiro ponto fundamental é como vamos debater todas as rotas tecnológicas e para quem estamos fazendo isso. O objetivo é, de fato, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, como vai ser o impacto nas cidades e geração de emprego. Não podemos pensar no desenvolvimento tecnológico e econômico sem incluir a população”, disse.
Incentivos
Aroaldo lembrou ainda a necessidade de incentivar a introdução de tecnologias alternativas, como veículos elétricos à bateria para caminhões leves/médios e motores movidos a biodiesel, gás ou hidrogênio de baixa emissão para caminhões mais pesados. Diante desse cenário, políticas públicas direcionadas à renovação da frota e à promoção de tecnologias mais limpas são essenciais para mitigar os impactos ambientais.
“Este é um passo crucial em direção a uma mobilidade sustentável e inovadora para o Brasil. Estamos empenhados em impulsionar a transição para tecnologias de baixo carbono, protegendo o meio ambiente e fomentando o emprego e a renda”, destacou.
O MBCB é uma coalizão que reúne as principais montadoras do país; empresas do setor sucroenergético e de biogás; indústrias de autopeças; pós-venda; associações de tecnologia e engenharia; e sindicatos de trabalhadores.
Rotas tecnológicas
Para aprofundar as discussões em torno do tema, o MBCB encomendou o estudo ‘Trajetórias tecnológicas mais eficientes para a descarbonização da mobilidade’, que aponta o potencial do Brasil em se tornar protagonista na transição para um setor de mobilidade com menor emissão de carbono, incentivando o uso de soluções limpas disponíveis e considerando tecnologias renováveis emergentes, ao mesmo tempo em que deixa óbvio o impacto socioeconômico da transição energética.
A comparação da evolução do cenário automotivo até 2050 revelou descobertas surpreendentes. Analisando a convergência global em direção aos veículos híbridos e elétricos, os resultados mostram que os veículos híbridos emergem como líderes em termos de impacto econômico positivo.
Os resultados do estudo indicam também que o cenário com predominância de veículos híbridos, além de propiciar redução expressiva das emissões de gases de efeito estufa, tende a impulsionar a economia brasileira e promover a criação de empregos de forma mais dinâmica, em comparação com os demais cenários, pois se preservam os elos da cadeia produtiva e se acrescentam novas tecnologias.