Sindicato participa da sessão solene em homenagem aos 40 anos da CUT na Câmara de Diadema 

“A CUT é um dos mais importantes instrumentos de luta criados pela classe trabalhadora brasileira para defender os direitos dos trabalhadores”.

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC participaram da sessão solene de aniversário dos 40 anos da CUT na Câmara Municipal de Diadema, dia 30 de agosto. De autoria do presidente da Câmara, vereador Orlando Vitoriano (PT), a homenagem celebrou as lutas e as conquistas em defesa dos trabalhadores e da democracia brasileira.

O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, destacou a importância da Central. “A CUT é um dos mais importantes instrumentos de luta criados pela classe trabalhadora brasileira para defender os direitos dos trabalhadores”.

O diploma de honra ao mérito à CUT São Paulo foi recebido pelo novo presidente da entidade, Raimundo Suzart. “Temos uma Central que se colocou contra a ditadura, defendeu incansavelmente a democracia e participou de momentos cruciais da vida do povo brasileiro, a fim de lutar por direitos trabalhistas e sociais, enfrentando todo tipo de opressão”.

Pela CUT Nacional, o secretário-geral, Aparecido Donizeti da Silva, recebeu a homenagem, além de 16 sindicatos integrantes da CUT presentes, entre eles os Metalúrgicos do ABC.

Orlando Vitoriano destacou que mudanças trabalhistas como FGTS, férias e organização no local de trabalho se deram por meio da CUT com sindicatos que têm o compromisso de defender a classe trabalhadora. “E foi na CUT que nasceu a ideia de criar um partido político que elegeu o maior presidente da história do Brasil, chamado Luiz Inácio Lula da Silva”.