Sindicato participa da Sipat na Dura Automotive com debate sobre assédio e NR-5
Semana Interna de Prevenção de Acidentes teve início na segunda-feira, dia 11, com palestra sobre assédio
O Sindicato participou da Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) na Dura Automotive, em Rio Grande da Serra, que teve início na segunda-feira, dia 11.
O CSE André do Nascimento, o Cabelo, explicou que, como houve alteração na NR-5 (Norma Regulamentadora 5), com a mudança de CIPA para CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), a palestra do departamento de saúde do Sindicato, com o médico Francisco Rua, foi importante para esclarecer dúvidas.
“Foi mais do que uma palestra, foi uma aula sobre os tipos de assédio, causas e como combater para não gerar mais doenças. A NR-5 será uma grande ferramenta, não só na prevenção de acidentes, como já era desde sua fundação, mas também na responsabilidade de combater o assédio nas fábricas. Para isso, precisaremos da organização no local de trabalho, se não essa ferramenta ficará esquecida na gaveta”, afirmou.
O CSE Carlos Alberto Queiroz Rita, o Somália, destacou a importância do debate. “Muitos trabalhadores e trabalhadoras sofrem assédio e, por medo ou desinformação, acabam não fazendo a denúncia. Saber que existe um grupo que pode fazer a acolhida, que há um caminho de denúncia, é importante. Também o trabalhador pode acabar adoecendo por sofrer assédio sem saber que está sendo assediado, por achar determinadas situações normais. É uma discussão que precisa ser ampliada cada vez mais”, defendeu.