Sindicato participa de curso sobre formação profissional da OIT
Para compartilhar experiências de negociações coletivas sobre formação profissional de diversos países, o Centro Internacional de Formação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) organizou um curso online sobre o tema de 21 de fevereiro a 18 de abril.

O coordenador geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, destacou que os participantes de cada país traçaram um plano de ação sobre o que é preciso para que os jovens tenham o primeiro emprego, que deverá ser apresentado em um próximo encontro, em data a ser marcada.

“O plano de ação para o Brasil é a busca por um diálogo permanente para construir políticas de qualificação profissional de maneira tripartite, com a participação de trabalhadores, empresários e governos para pensar o futuro dos empregos e as grades de ensino para as novas profissões que estão surgindo com a Indústria 4.0”, afirmou.
“Mais de 40% dos jovens não têm oportunidades de primeiro emprego no Brasil, temos que pensar uma transição justa para as mudanças que estão ocorrendo e para os empregos que vão surgir. Hoje não temos políticas de primeiro emprego para preparar e qualificar os profissionais, mas também não temos políticas de desenvolvimento da indústria nacional. Está tudo interligado, já que qual espaço esses trabalhadores vão ocupar se não houver indústria forte?”, questionou.
A troca de experiências com outros países é um desdobramento do debate “Formando um Futuro”, realizado em novembro do ano passado, em Madrid, na Espanha, pela OIT e pelo Cinterfor (Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento em Formação Profissional).