Sindicato participa de debate no MDIC sobre novas tecnologias para o setor automotivo

(Foto: Washington Costa)

O diretor de organização do Sin­dicato e responsável por acompanhar o Arranjo Produtivo Local, o APL de Ferramentaria do ABC, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, partici­pou no último dia 21 de uma reunião no Ministério da Indústria, Comércio Ex­terior e Serviços, o MDIC, em Brasília.

A atividade reuniu representantes do conselho automotivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a Abimaq, e da coor­denação do APL de Ferramentaria do ABC para discutir as novas tecnologias que serão aplicadas nos carros até 2030.

O diretor chamou a atenção para a importância de inserir os trabalhadores na discussão. “Queremos aprofundar com o MDIC a participação efetiva dos trabalhadores nas mesas de debates. Precisamos estar atentos para discutir desde a concepção, o desenvolvimento do carro, a mão de obra qualificada, até chegar ao carro do futuro”.

“O carro automático já é realidade e a maior parte dele é importada. Temos pouco conhecimento no Brasil e pre­cisamos desenvolver essa inteligência e inovação. Não queremos deixar que outros componentes também sejam importados”, destacou.

Bigodinho ressaltou a importância da participação do BNDES nas discussões de conteúdo local. Na semana passada, durante participação em seminário o presidente do Sindicato, Rafael Marques, entregou o documento “Agenda de diá-logo com o BNDES” para a presidenta do Banco, Maria Silva Bastos Marques, com os pontos que os Metalúrgicos do ABC querem discutir, entre eles a campanha de valorização da indústria nacional e medidas que contribuam para a saída da crise.

Da Redação