Sindicato participa de seminário da IndustriALL-Brasil sobre desafios da indústria
Dirigentes fizeram balanço dos seminários regionais e o planejamento para o próximo ano
Nos últimos dias 1 e 2, o Sindicato participou de um encontro com dirigentes de federações, confederações e sindicatos do Brasil para discutir a continuidade do projeto SASK no país, que debateu o futuro da indústria e dos empregos ao longo do ano.
A realização foi da IndustriALL-Brasil, em conjunto com a IndustriALL Global Union e a SASK (Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia). O diretor-executivo dos Metalúrgicos do ABC e presidente da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira da Silva, explicou que foi feita uma avaliação dos seminários regionais e nacional, que discutiram as regionalidades no âmbito da política industrial e o futuro da indústria, além da proposta de uma nova agenda para 2023 com o tema “Fortalecimento sindical para uma transição justa”.
“Apresentamos um relatório regional sobre os temas levantados e a ideia é consolidar a visão dos trabalhadores em propostas sobre política industrial. Em todos os encontros também apresentamos o Plano Indústria 10+, com as diretrizes gerais dos trabalhadores para a política industrial do país”, explicou.
Foram realizados seminários no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Amazonas.
“Para 2023, queremos retomar os seminários nos estados e fazer um encontro nacional em conjunto com o governo e empresários, com grupos de trabalho regionais para organizar os temas, além de um seminário internacional para desenhar a lógica da reindustrialização no Brasil a partir de outras experiências, principalmente do Mercosul e da América Latina”, contou.
Foram debatidas novas estratégias para a realização do debate nos estados. Além da transição justa e sustentável e de política industrial, também tratar de questões como a inclusão das minorias sociais, a busca pela proposição de políticas públicas, o fortalecimento, organização e capacitação dos dirigentes.
Também foi realizado um debate com o presidente do TID-Brasil (Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento) e ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, com o tema “Pós eleição de Lula: Quais os panoramas para o desenvolvimento da indústria no Brasil? Quais os limites e possibilidades para uma perspectiva de transição justa?”
Com informações da IndustriALL-Brasil