Sindicato participa de seminário para criação de Instituto Federal do ABC
O vice-presidente dos Metalúrgicos do ABC, Carlos Caramelo, participou do seminário “Diversidade Regional das Sete Cidades: desafios e perspectivas para o Instituto Federal do Grande ABC” no sábado, 14, na UFABC (Universidade Federal do ABC), campus Santo André.

Foi o segundo encontro público com o objetivo de discutir e reivindicar um Instituto Federal na região promovido pelo Movimento Pró-IFABC (Instituto Federal do ABC).
“A importância de um Instituto Federal do ABC tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo, precisamos avançar na capacitação e na qualificação profissional dos trabalhadores. Além disso, uma instituição de ensino pode produzir conteúdo em apoio à indústria e a outros segmentos da sociedade”, defendeu.
O dirigente também falou sobre os desafios da classe trabalhadora e da região. “Sofremos ataques com as reformas Trabalhista e da Previdência, que vieram só para retirar direitos e não geraram empregos. O Sindicato defende os direitos dos trabalhadores e vai além para construir uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para todos e todas”, destacou.
Também participaram do debate o vice-presidente do Instituto Sulamericano para a Cooperação e a Gestão Estratégica de Políticas Públicas, Antonio Carlos Lopes Granado,e a doutoranda m Arquitetura e Urbanismo pela USTJ, Gisele Yamauchi.
O Movimento Pró-IFABC surgiu motivado pela convicção da importância da educação como elemento fundamental na construção de uma sociedade democrática e com pleno exercício da cidadania. Defende a ampliação do direito à educação pública, gratuita, de qualidade no âmbito dos ensinos Médio, Técnico e Superior na região.