Sindicato participa de sessão dos 50 anos do Polo Petroquímico

O diretor executivo do Sindicato e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva, participou da sessão solene em defesa e homenagem aos 50 anos do Polo Petroquímico do ABC, no último dia 24, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Foto: Divulgação

O dirigente destacou a importância do Polo não só para a região, mas para o estado e o país.

“Esse Polo é o primeiro do Brasil, a indústria química e petroquímica é a mãe de todas as indústrias, é quem produz os insumos que vão ser transformados. Todos os países desenvolvidos do mundo, além de uma indústria pujante, têm o setor químico bem consolidado. Esse é nosso debate de futuro e da necessidade de uma política industrial efetiva no Brasil, desde o início da transformação para desencadeamento em todos os setores”, explicou.

Outro tema de destaque é a luta pelo reconhecimento formal do Polo Petroquímico, apesar de ser o primeiro do país.

Foto: Divulgação

 “Os municípios de Santo André e Mauá devem fazer decretos de reconhecimento das partes do Polo em cada cidade, que também está em São Paulo. Já pautamos o estado de São Paulo para a necessidade de um decreto estadual, assim como existem nos polos da Bahia e do sul do país. Temos que defender o Polo e sua importância para toda a cadeia produtiva do ABC”, afirmou.

A sessão solene foi organizada pelo mandato do deputado estadual Luiz Fernando (PT-SP), que é coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química na Alesp. Criado em 1972, o Polo Petroquímico reúne cerca de 20 empresas, com 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos.