Sindicato participa do 14º Encontro Nacional de Ferramentarias
O 14º Enafer (Encontro Nacional de Ferramentarias) reuniu cerca de 560 profissionais do setor, entre trabalhadores, empresários, representantes de universidades e do poder público, para debater o mercado atual e as inovações de olho na Indústria 4.0. O evento foi realizado nos dias 2 e 3, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
O coordenador geral da representação na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, participou e contou que um dos destaques para os trabalhadores é que a qualificação profissional de ferramenteiros passa a ter um curso remodelado pelo Senai com 3.200 horas, sendo metade do curso sobre mecânica geral e a outra metade de especialização.
“O Senai apresentou o novo curso, que se inicia em São Bernardo, no Senai Mário Amato, Jundiai e Guarulhos e depois se espalhará por mais sete estados. É um curso integral, robusto, com qualificação profissional bem avançada, conhecimentos em injeção plástica e estampagem de materiais”, destacou.
“É um diferencial para o trabalhador ter um curso de qualificação que vai garantir o futuro da ferramentaria, sendo uma área estratégica e importante para o desenvolvimento da indústria”, prosseguiu.
Indústria 4.0
Bigodinho ressaltou ainda a apresentação da Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), que discute inovação, pesquisa e desenvolvimento dentro do Rota 2030.
“Foram apresentados softwares avançados para gerenciar empresas, tempo de trabalho e produção. É importante ter estratégias pensando a Indústria 4.0, às vezes a empresa nem automatizada é, primeiro é preciso mudar a estrutura da fábrica para depois ter a preparação e qualificação para investir na 4.0”.
O Enafer é organizado pela Abinfer (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), presidida pelo Christian Dihlmann.