Sindicato participa do 16º Encontro Nacional de Ferramentarias em Joinville (SC)

ENAFER 2024 aconteceu dias 20 e 21 de junho. Vice-presidente da República e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, participou do encontro

Foto: Divulgação

Os Metalúrgicos do ABC marcaram presença no ENAFER 2024 – 16º Encontro Nacional de Ferramentarias nos dias 20 e 21 deste mês, em Joinville, Santa Catarina. Membro do Conselho da Executiva do Sindicato e conselheiro no Sistema S no Senai, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, afirmou que o evento é uma oportunidade para discutir o que tem de melhor no setor em todo o país.

O dirigente citou o projeto Pódium, que reúne o poder público, empresários, setor acadêmico e trabalhadores com o objetivo de posicionar o Brasil no mercado mundial de ferramentarias, como exemplo de contribuição com a neoindustrialização brasileira.

“O Pódium engloba desde a renovação do parque de máquinas para que o setor se torne competitivo, como também a qualificação da mão de obra, tanto técnica como de quem gerencia as ferramentarias, além da criação de um selo de qualidade local e mundial”, detalhou.

Foto: Divulgação

Bigodinho explicou ainda que o diagnóstico é amplo e não trata somente do segmento automotivo. “Estamos falando das diretrizes da ferramentaria no geral, recuperação de emprego de qualidade, qualificação profissional com a reformulação do curso de ferramentaria de 3.200 horas, inclusive com ações voltadas ao programa Mover [Mobilidade Verde e Inovação]”, disse.

MDIC

O encontro contou com a presença do vice-presidente da República e ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin, que em sua fala enalteceu o papel do setor da ferramentaria para o desenvolvimento de toda a indústria. O vice-presidente reforçou o compromisso do governo federal com inovação, descarbonização, desburocratização e investimentos envolvendo todos os entes da cadeia para aumentar a produtividade.

“Para uma indústria competitiva, precisamos renovar equipamentos do parque industrial”, afirmou, citando o programa Brasil mais Produtivo como uma ação para vencer esses desafios. “ABDI [Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial], Senai, Sebrae, os três juntos, vão empresa por empresa identificar os gargalos, as ineficiências, a necessidade de digitalização. Então: o Senai faz o diagnóstico, o Sebrae faz o projeto e o BNDES financia”, explicou.

Maior evento de debates e palestras do setor de ferramentaria do país, o ENAFER é realizado de forma itinerante e anual em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e promovido pela ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais), com o apoio de diversas entidades, dentre elas os Metalúrgicos do ABC. O evento contribui para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do país e projetar um Brasil rumo à maturidade empresarial no setor ferramenteiro nacional e mundial.