Sindicato participa do Encontro Nacional dos Coletivos da CNM/CUT

Atividade promoveu integração dos coletivos nacionais, troca de experiências e encaminhou estratégias para ampliar a luta em prol da categoria e da classe trabalhadora

Foto: Divulgação

Os Metalúrgicos do ABC marcaram presença no Encontro Nacional dos Coletivos da CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos) realizado nos dias 10 e 11 na Escola Nacional Florestan Fernandes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), em Guararema, região metropolitana de São Paulo.

O evento contou com o apoio da USW (United Steelworkers, o Sindicato dos Metalúrgicos dos Estados Unidos) e reuniu dirigentes da categoria de todo país que compõem os coletivos de Formação, Mulheres, Saúde, Igualdade Racial, Juventude, LGBT, Comunicação e Internacional.

A coordenadora da Comissão das Mulheres Metalúrgicas do ABC e CSE na Ouro Fino, em Ribeirão Pires, Maria Zelia Vieira Viana, contou que o momento de integração e troca de experiências apontou estratégias de ação sindical por meio da negociação coletiva para ampliar a diversidade e a representatividade dos metalúrgicos nos locais de trabalho.

“Através da reflexão sobre direitos humanos e ação sindical, enquanto tema transversal a todas as pautas identitárias, o encontro construiu propostas com ações que irão fortalecer os coletivos como agentes políticos nos sindicatos, federações e na CNM/CUT”.

Segundo o presidente da Confederação, Loricardo de Oliveira, é preciso transformar essas ações em políticas públicas. “Estamos falando de juventude, de igualdade racial, de gênero, de saúde, de comunicação, das relações referentes à questão internacional, que são fundamentais no dia a dia. São temas importantes que podem se tornar projetos de lei dos municípios, estados e no âmbito federal”, pontuou.