Sindicato passa abaixo-assinado contra mensalidades no Sesi
Chegam nas fábricas da base, a partir de hoje, as listas para o recolhimento de assinaturas contra a cobrança das mensalidades nas escolas do Sesi. A distribuição das listas serão precedidas de assembléias de protesto.
“A medida é mais uma forma de pressão, já que o Sesi parece não ter se sensibilizado com a nossa cobrança”, disse o secretário-geral do Sindicato, Rafael Marques (foto). Ele se refere à reunião que sindicalistas mantiveram com representantes do Sesi no final de outubro e da qual não obtiveram retorno.
O presidente do Sindicato, José Lopez Feijóo, disse que são cada vez maiores os protestos da categoria contra a cobrança. “Uma atitude como essa não pode ser tomada de forma unilateral, até porque é a sociedade quem financia o Sistema S”, frisou.
Ele lembrou que o Sesi arrecada mais que do que gasta, o que torna a cobrança de anuidades de até R$ 2.500,00 para os estudantes em São Paulo um despropósito ainda maior.
Além disso, alertou Feijóo, é inadmissível a admissão do princípio da cobrança. “Como alguém que recebe dinheiro público para o sistema educacional pode querer cobrar? Isso configura bitributação, que é ilegal, além de completamente injusto”, concluiu.
As listas estarão a disposição dos trabalhadores com os membros dos Comitês Sindicais e das Comissões. Cópias também podem ser retiradas na Secretária-Geral na Sede. Elas serão recolhidas dia 29.