Sindicato promove 2° Encontro de Capacitação dos monitores da categoria na Rede Vida Viva
Recurso utilizado traz reflexões e diálogos sobre aspectos relacionados à vida, saúde e trabalho
Entre os dias 21 e 22 deste mês, ocorreu no Centro de Formação Celso Daniel o 2º Encontro de Capacitação dos monitores da categoria na Rede Vida Viva. O objetivo foi capacitar os monitores do Sindicato com o RAIO (Recurso Áudio Visual).
O RAIO é um recurso para reflexões e diálogos sobre aspectos relacionados à vida, saúde e trabalho. A ferramenta utiliza alguns vídeos curtos e um roteiro que orientam para reflexões coletivas e diálogos sobre como melhorar o dia a dia dentro e fora das fábricas.
No 1° módulo da capacitação, os monitores se apropriaram da ferramenta Mapping, que possibilita um mapeamento de como está a vida e a saúde dos trabalhadores dentro e fora das fábricas, abrindo diálogo, com planos de ações, sobre possibilidades de melhorar essa realidade.
“A proposta é que os monitores capacitados com as ferramentas da Rede Vida Viva tenham um trabalho de base mais qualificado, potencializando a ação sindical na vida dos trabalhadores”, destacou o diretor executivo do Sindicato, responsável pelo Departamento de Saúde dos Metalúrgicos do ABC, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho.
“A Rede Vida Viva é um espaço onde os trabalhadores podem refletir sobre vida, saúde e trabalho, e por meio do próprio conhecimento identificar os problemas e organizar as ações junto ao Sindicato para melhorar efetivamente o seu dia a dia”, declarou o secretário-geral da FEM-CUT (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) Max Pinho.