Sindicato promove debate sobre população em situação de rua
Evento na Sede reuniu representantes do governo federal, movimentos sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade

Para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, os Metalúrgicos do ABC promoveram, na última terça-feira, 19, um debate na Sede. O encontro contou com a participação de representantes do governo federal, movimentos sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Estiveram presentes integrantes do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), do MDH (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
De acordo com o vice-presidente do Sindicato, Carlos Caramelo, a atividade foi um espaço importante de escuta e diálogo com o governo federal sobre as pautas que envolvem a população em situação de rua.

O dirigente ressaltou o modelo de sociedade defendido pelo Sindicato. “Queremos uma sociedade inclusiva, com um Estado forte e indutor, que ampare, garanta dignidade e ofereça condições para a emancipação das pessoas. Precisamos superar a lógica puramente assistencialista e garantir que os direitos venham antes dos deveres, para que todos possam ser felizes e livres”.
Caramelo destacou ainda que o compromisso dos Metalúrgicos do ABC é permanente. “Pode mudar o governo ou o prefeito, mas nosso Sindicato seguirá sempre firme, ao lado de quem mais precisa, ao lado do trabalhador, promovendo esse debate. O Sindicato não é apenas um prédio; ele é formado por trabalhadores e trabalhadoras, mães, pais, filhos, movimentos sociais e populares. É uma entidade que inclui, acolhe e atua de fato. Nosso Sindicato não se limita ao discurso: ele interfere na vida política do país, assume posições, é de vanguarda, progressista e acredita no ser humano como elo principal da riqueza da nação”.