Sindicato propõe discussão sobre futuro da Toyota em São Bernardo
Os trabalhadores na Toyota participaram ontem de assembleias com representantes dos Metalúrgicos do ABC para definir as discussões sobre o futuro da planta no município de São Bernardo.
Na ocasião também foi apresentado pelo Sindicato um aditamento ao acordo, feito em setembro do ano passado, quando a fábrica anunciou a transferência da sede administrativa para Sorocaba.
Uma das pautas recorrentes dos Metalúrgicos do ABC é a importância de ampliar a produção de carros na região e assim trazer mais empregos e investimentos para o setor. Esse é foco do debate com a direção da Toyota sobre a adoção de medidas que garantam o futuro da planta na região, conforme detalhou o diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno.
“Temos insistido muito em diversificar a produção em São Bernardo, além do aumento de volume. A nossa discussão para curto e médio prazo é trazer outros maquinários para produzir componentes que não fabricamos hoje. E é possível também prever um investimento de longo prazo com a intenção de produzir carros em São Bernardo. É preciso estabelecer essa lógica de futuro, esse é nosso objetivo final”.
A respeito do aditamento ao acordo, o diretor explicou que, como a empresa ainda não realizou as transferências para a planta de Sorocaba, conforme previsto no acordo, foi preciso alterar o prazo de estabilidade.
“Como foram alteradas as datas, foi necessário fazer essa mudança no acordo para que a estabilidade passe a contar a partir da data de transferência”.