Sindicato quer mudar negociações na Campanha Salarial
Nesta terça-feira, começam as negociações com as montadoras e o setor de fundição
Os metalúrgicos da CUT fazem nesta terça-feira (17) a primeira rodada de negociação com as montadoras. Assim como nos demais grupos, o debate ficará centrado nas cláusulas econômicas porque as sociais tem validade até o ano que vem.
Por conta disto, o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, afirma que a categoria tem uma oportunidade para colocar na mesa a discussão sobre um novo modelo de Campanha Salarial, que priorize acordos de longo prazo e não de ano em ano como são os atuais.
“Numa época de economia estabilizada como a que vivemos agora não há sentido fazer a discussão uma vez por ano e só na data-base”, disse o dirigente.
Ele destacou ainda que a Campanha impõe uma discussão sobre a imposição do teto salarial. “O teto provoca uma injusta discriminação entre trabalhadores e também não se justifica em época de produção em alta e economia crescendo”, frisou Sérgio Nobre.
Grupo 10
Na sexta-feira passada, foi realizada a terceira rodada de negociação com o G 10. O fim do teto e reajustes maiores do piso dominaram as conversas. A bancada patronal fará uma avaliação das reivindicações e voltará a conversar com os trabalhadores no dia 26 de agosto.
Fundição também começa nesta terça
A Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT também faz nesta terça a primeira rodada de negociação com o setor de Fundição.
Amanhã, a Federação continuará as rodadas com as bancadas dos Grupos 2 e 8 e, na quinta-feira, com a bancada do Grupo 3.