Sindicato realiza formatura de alunos do primeiro semestre da Escola “Dona Lindu” em 2023

Cursos são oferecidos pelo convênio com o Senai. Inscrições seguem abertas até 31 de julho. Informações sobre idade mínima, requisitos e carga horária em smabc.org.br/escola

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC realizaram na última quinta-feira, dia 20, a cerimônia de formatura de 150 alunos de 13 cursos oferecidos pelo convênio com o Senai e o curso de Sindicato e Cidadania pelo departamento de Formação, no primeiro semestre de 2023, pela Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”. O evento contou com a presença da vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, e mais de 500 pessoas na Regional do Sindicato na cidade.

No total, 603 certificados foram entregues já que vários alunos fizeram dois ou mais cursos no respectivo período. Dos cursos oferecidos, quatro são novos: Administração da Manutenção, Assistente de Controle da Qualidade, Assistente de Recursos Humanos e Projeto Elétrico Industrial em Auto Cad 2D.

Foto: Adonis Guerra

“O mundo está se transformando muito rápido. Anos atrás o celular nem existia. Houve muitas transformações na tecnologia, indústria 4.0, os robôs fazem tudo. Muito se fala sobre o futuro do mundo do trabalho e eu não digo que é o futuro, já está aqui, é o presente. E a formação é essencial nesse mundo do trabalho”, afirmou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.

“Temos que acompanhar essas mudanças, por isso a importância da Escola. A formação não significa que ela vai te abrir portas porque, para isso, depende de outro contexto, do crescimento da economia, mas a falta de formação pode fechar portas”, disse.

Esforço

Foto: Adonis Guerra

Segundo o diretor responsável pela Escola e coordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos, a formatura é sempre um momento importante para os alunos e para os que estão à frente da escola. “É ver que tudo que o Sindicato está fazendo está dando certo. Isso é fruto do esforço conjunto, da Escola e dos Metalúrgicos do ABC”.

“Ver os alunos e alunas recebendo seu diploma, sabendo que podem ter algo melhor na vida deles é muito gratificante. O mais bonito é ouvir todos falando que este é o primeiro diploma de outros que virão. E muitos, que não teriam condições de pagar um curso, agora estão se formando por meio de um curso gratuito e almejando algo melhor na vida. Vale a luta!”, ressaltou Marquinhos. 

Parceria

O coordenador da Regional Diadema, Antonio Claudiano da Silva, o Da Lua, lembrou da importância em valorizar a parceria com o Senai à formação dos trabalhadores e trabalhadoras para se inserirem no mercado de trabalho.

“Este é um projeto assertivo, que já tem um longo tempo de existência e a nossa luta é pela sua ampliação, para que outros espaços e instituições também tenham essa preocupação com o investimento à juventude no mercado de trabalho, que se renova a cada dia e precisa estar preparada”.

A CSE na Legas Metal Aparecida Maria de Melo, a Cida, destacou que, não apenas por ser mãe do presidente Lula, mas principalmente por representar a força e a perseverança da mulher, que Dona Lindu, nome que recebe a escola, sempre estimulou os filhos aos estudos. “Esta é uma história parecida com a de muitas mães que prestigiaram seus filhos e filhas nesta formatura. Uma conquista de um ciclo concluído”.

A Escola “Dona Lindu” foi inaugurada no dia 5 de dezembro de 2013 pelo presidente Lula. Na ocasião, ele contou que sua chegada à Presidência da República começou quando entrou no Senai, como resultado da perseverança de sua mãe, homenageada com o nome da Escola do Sindicato.

Novas turmas

As inscrições seguem abertas até a próxima segunda-feira, dia 31. As opções são eletricista instalador, projetos elétricos industrial em AutoCad 2D, leitura interpretação de desenho com metrologia aplicada e inspetor de qualidade com matemática aplicada.

Podem se matricular sócios dos Metalúrgicos do ABC, seus dependentes, sócios de outras categorias e desempregados. Informações sobre idade mínima, requisitos e carga horária em smabc.org.br/escola. Dúvidas pelo telefone (11) 4061-1048 ou WhatsApp (11) 99877-9604.