Sindicato realiza live sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Ontem, 21, foi celebrado o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, a data foi oficializada em 2005, e tem como objetivo conscientizar e ressaltar a importância das pessoas com deficiência na sociedade. Para debater o tema com a categoria e a sociedade, os Metalúrgicos do ABC realizam live hoje, a partir das 18h, com transmissão pelas redes sociais do Sindicato e da TVT.
O coordenador da Comissão dos Metalúrgicos do ABC com Deficiência, Sebastião Ismael de Sousa, o Cabelo, destacou os principais tópicos do debate. “Com relação ao mercado de trabalho, vamos discutir assuntos importantes como a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Cotas, nem sempre respeitadas pelas empresas. Precisamos lutar por isso”.
“Também vamos falar com um médico geneticista. Ele vai nos ajudar a entender melhor a questão da variação genética, que em muitos casos pode ter tratamento e melhorar a vida da pessoa com deficiência”, contou.
Cabelo ressaltou que a classe trabalhadora deve participar para conhecer mais sobre o assunto. “É muito importante nossa categoria assistir a essa live para tirar dúvidas. Esta é uma semana de luta, não temos muito o que comemorar. Nosso objetivo é levar informação para a pessoa com deficiência, mas também a toda à sociedade”.
Deficiência e trabalho
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 46 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência no Brasil, sendo as mais comuns as deficiências visuais, motoras e auditivas.
Relatório apresentado pela Organização Mundial da Saúde mostra que além de receber salários menores, as pessoas com deficiência têm maior dificuldade para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Mesmo com uma obrigatoriedade legal, apenas 1% consegue um emprego.