Sindicato recebe apoio da Anfavea para o Inovar-Peças
Na foto da esq. para a dir. o presidente da Anfavea, Luiz Moan, o diretor de Assuntos Institucionais, Fred Carvalho; o secretário-geral do Sindicato, Wagnão; o coordenador da subseção do Dieese, Fausto Augusto e o presidente, Rafael Marques
Durante reunião na última sexta na sede da Anfavea (sindicato das montadoras), o presidente dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e o secretário-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, receberam um importante apoio para o setor de autopeças.
“Fortalecer as autopeças, que é uma antiga bandeira de vocês, passou agora a ser da Anfavea também. Sem a indústria de autopeças não há razão para ter montadora”, disse Luiz Moan, presidente da entidade patronal, aos dirigentes do Sindicato.
Para Rafael, a declaração de Moan contribui para a implantação de uma política clara de incentivos para toda a cadeia automotiva.
“Esse apoio é importante para a nossa proposta de criação do Inovar-Peças, contida na Carta do ABC”, lembrou o presidente dos Metalúrgicos do ABC.
A Carta, elaborada pelo Sindicato e por representantes do poder público, de outras entidades de trabalhadores e empresários, propõe uma política de metas com quatro pontos principais, nacionalização; inovação e qualificação; acesso ao crédito; e tributos.
Cadeia automotiva
“O presidente da Anfavea também se mostrou favorável à inclusão do ABC no programa de fortalecimento da cadeia produtiva do setor automotivo, que deverá ser lançado no mês que vem pelo governo federal”, contou Rafael.
O programa vem ao encontro da proposta do Sindicato de incentivos para as autopeças e ferramentarias do ABC.
Renovação da frota
No encontro com o presidente da Anfavea, os dirigentes do Sindicato entregaram também a proposta de renovação da frota de caminhões que já foi levada ao Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio.
“Os principais pontos do projeto para a renovação e reciclagem da frota de caminhões já é conhecido pela entidade patronal”, disse o presidente dos Metalúrgicos do ABC.
“Mesmo assim, fizemos questão de debater o assunto com Moan, já que ele tomou posse na Anfavea recentemente em abril”, explicou Rafael.
As principais vantagens do programa de renovação proposto pelo Sindicato são estímulo à produção de caminhões e ônibus, geração de emprego e renda, maior segurança no trânsito, redução do consumo de combustível, diminuição da emissão de poluentes e a reciclagem de materiais.
Da Redação