Sindicato recebe comitiva de dirigentes da central sindical uruguaia PIT-CNT

Os uruguaios também estiveram no Dieese, Consórcio Intermunicipal Grande ABC, entre outros espaços, para debater Indústria, integração regional e desafios do movimento sindical

Foto: Divulgação

No último dia 21, o Sindicato recebeu a visita de dirigentes da central sindical uruguaia PIT-CNT, Proyecto Saberes en Acción e Confederación de Sindicatos Industriales. A vinda da comitiva ao Brasil envolveu uma série de agendas com foco no debate sobre o desenvolvimento econômico, indústria, integração regional e os desafios para o movimento sindical.

Os sindicalistas uruguaios também estiveram no escritório nacional do Dieese, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Agência de Desenvolvimento, Mercedes, SENAI São Caetano do Sul, Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Fundação Perseu Abramo e Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo).

O secretário-geral dos Metalúrgicos do ABC, Claudionor Vieira, destacou a importância do intercâmbio. “Essa troca de experiências de lutas do movimento sindical na defesa intransigente pela democracia é essencial. A classe trabalhadora é universal, portanto é de extrema importância que o Sindicato receba e mantenha o diálogo com esses companheiros para ultrapassar as fronteiras e conhecer outras formas de organização dos trabalhadores”.

Foto: Divulgação

Cooperação com a região

Um dia antes, o diálogo foi sobre o avanço no processo de assinatura de um termo de cooperação técnica entre Consórcio, Agência e os municípios de Montevidéu, Canelones e San José.

“Temos a oportunidade de alinhar melhor os governos da América do Sul para que tenhamos avanços conjuntos em todas as áreas, em especial no desenvolvimento econômico. A ideia é montar planos de trabalho pelo prisma da política nacional e estudar como podemos conectar com a nossa região”, ressaltou o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e da IndustriALL-Brasil, Aroaldo Oliveira.

Cooperação sindical

No dia 22, ao final das atividades conjuntas, IndustriALL-Brasil e PIT-CNT assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento econômico regional, com intercâmbio de experiências, conhecimentos e ações. A assinatura ocorreu na sede da Fequimfar, com a presença de membros da direção da IndustriALL-Brasil e da central sindical uruguaia. O plano de trabalho prevê ações que fortaleçam a integração no Mercosul e a constituição de um do Grupo de Trabalho para a Cooperação Produtiva Brasil-Uruguai, com a participação de trabalhadores, governos e empresários.